Projeto ginástica na praça promove lazer e qualidade de vida

Daniela Gurgel Damasceno

Todas as segundas e quartas-feiras o bairro Vila Maquiné, na cidade de Mariana, recebe o projeto Ginástica na Praça, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Mariana por meio da secretaria de Desportos. A ginástica acontece na quadra esportiva do bairro em anexo à praça local, e conta com um público de diversas faixa etárias.

“O projeto foi implantado em 2010 como uma forma de incentivar a população a praticar exercícios físicos”, declara a secretaria municipal de Desportos em nota publicada no site da prefeitura.
A monitora do projeto Regiane Mendes ressalta a importância de projetos como este na melhoria da qualidade de vida da população e destaca que embora o projeto seja aberto à população em geral, o público feminino é mais assíduo que o público masculino.


Atualmente a ginástica ao ar livre acontece em cinco bairros de Mariana. As aulas são gratuitas, e com duração de uma hora. A moradora do bairro e participante do projeto, Maria Angélica Silva, 40 anos, declara que “o programa tem sido algo sensacional, principalmente para nós que somos donas de casa e que não temos tempo para academia”.


Segundo Maria Angélica, os profissionais envolvidos demonstram seriedade com as atividades realizadas, sendo as mesmas diversificadas. De acordo com a moradora, o programa contribui de forma significativa com o combate à obesidade e ao sedentarismo, promovendo hábitos favoráveis à qualidade de vida.“A ideia do projeto ser em praças públicas foi outro fator diferencial. Tenho fobia de locais fechados, no entanto para mim, foi mais um ponto positivo”, afirma Maria Angélica.


A professora Caroline Rodrigues explica o funcionamento do projeto.“Para as aulas não há limite de idade, adolescentes, adultos e idosos podem se exercitar”. A professora afirma ainda que as atividades começam com alongamento, seguido de aquecimento, exercícios aeróbicos, localizados e relaxamento.
Os efeitos para o bem-estar dos participantes são comprovados pela professora. “Uma série de benefícios são percebidos ao longo da atividade, a ginástica ajuda na flexibilidade, resistência cardiorrespiratória, força, além de prevenir doenças ósseas”, afirma Caroline.

Confira abaixo, a programação fixa do projeto divulgada pela Secretaria municipal de Desportos:
Segunda: 7h30 (Passagem de Mariana)
17h (Vila Maquiné)
Terça:     7h (Praça Gomes Freire – Jardim)
8h30 (Cartucha)
Quarta: 7h30 (Passagem de Mariana)
17h (Vila Maquiné)
Quinta:    7h (Praça Gomes Freire – Jardim)
8h30 (Rosário)
Sábado: 8h (Rosário)
9h30 (Cartucha)

About these ads
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s